sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"mata-mata x pontos corridos"

Por favor, salvem o nosso campeonato!!
Esse negócio de "pontos corridos" é chato demais! Isso aí não pode ser!! Não AQUI!
Pontos corridos, parados, atropelados, sei lá mais o que!
Estão assassinando a nossa cultura. O futebol é sim nossa cultura.
É estranho ser campeão sem jogar uma final de campeonato, enfrentando uma outra equipe que não tem nada a ver com isso (!?) e ainda receber a tão sonhada Taça de Campeão só na segunda-feira, durante um evento, de terno e gravata (Pásmem!). Aprendi que sempre que o seu time é campeão, ele é "em cima de alguém", porque se foi campeão, então "foi contra algum outro time porra!"
Não há nada como acordar em um domingo de manha sabendo que "hoje é a final do campeonato..." então é um time contra o outro! Dentro do mesmo campo!
Afinal de contas, são as finais do Brasileiro que explicam a rivalidade entre times de diferentes Estados, aliás, a deliciosa e necessária rivalidade. Como pode, um jogo entre um time de São Paulo x Minas Gerais, ou então do Rio Grande do Sul x Rio de Janeiro, Bahia x Rio Grande do Sul, Minas x Rio, SP x Sul serem considerados "clássicos" ? agradeça ao emocionante "mata-mata".
Atletico Mineiro x São Paulo em 71, Palmeiras x Botafogo em 72, Vasco x Cruzeiro em 74, Internacional x Corinthians em 76, Grêmio x São Paulo em 81, Flamendo x Santos em 83, Coritiba x Bangu em 85 , Bahia x Internacional em 88, Vasco x São Paulo em 89, Botafogo x Santos em 95, Gremio x Portuguesa em 96, Vasco x Palmeiras em 97, Corinthians x Atletico Mineiro em 99
Um jogo em casa, o outra fora! Um time campeão o outro não. Entrega a Taça pro capitão que a levanta a sua torcida, vestindo as cores do time e não dentro de um salão.
Agora, vamos pensar nos próximos 40 anos de "pontos corridos" com "finais" (ultimo jogo da tabela) como entre Flamengo (campeão 2009) x Grêmio (que terminou o campeonato em 8 lugar e entregou o jogo pro Inter-RS não ser campeão!!), Fluminense (campeão 2010) x Guarani (já rebaixado...), Cruzeiro (campeão 2003 acho que umas 5 rodadas antes do final do campeonato), Corinthians (“campeão” 2005 depois de terem anulado 11 jogos no maior escândalo do apito até hoje), São Paulo (campeão 2008) x Goías (que terminou em 8 lugar, em partida cujo mando de campo era do Goiás e foi realizada em Brasilia - ?) e pode ter certeza de que o seu netinho não vai dar a mínima para um Corinthians x Flamengo, Cruzeiro x Grêmio, Inter x Vasco, São Paulo x Fluminense, Palmeiras x Atletico Mineiro, Botafogo x Santos...
E por favor, não venha me falar que já temos a Copa Libertadores e a Copa do Brasil pra quem gosta do "mata x mata" porque quem está em uma não joga a outra e o que está acontecendo é que estamos jogando o nosso campeonato Brasileiro com muitos times utilizando, em alguns momentos, times mistos ou reservas, porque estão priorizando outras competições do tipo "mata-mata"... engraçado.
Agora classifica 8 times, faz o "mata-mata" e eu quero ver algum time entrar em campo com o time reserva!!!!
Assisti ao jogo do Fluminense x Guarani (Meu Deus!!!) que foi a última rodada do Campeonato Brasileiro, com a mesma emoção com que assisti a Olimpíada de Inverno! Em compensação meus amigos Lutebroneiros, ontem quase morri do coração com a final DE VERDADE da Copa Sulamericana entre Independiente da Argentina x o valente Goiás do Brasil. Que espetáculo, que emoção do cacete! Que baita jogo de futebol! 90minutos, prorrogação e pênaltis.
Nada pode ser mais emocionante do que uma final de campeonato com prorrogação e pênaltis...
Metade do estádio chorando no final da partida e eu delirando em casa, mesmo não sendo torcedor de nenhum time que estava em campo. É claro, porra! Eu gosto de futebol de verdade!
Por favor...eu quero ver isso aqui no nosso campeonato!
Não existe nada mais emocionante do que uma final de campeonato.

Um comentário:

  1. Por incrível que pareça acho a fórmula do campeonato carioca legal... se der pra fazer parecido no brasileiro seria uma boa... mas esse negócio de classifica 8 tb é horrível

    ResponderExcluir